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REUNIÃO TRIMESTRAL
Conforme previsto no calendário escolar, no dia 03 de outubro (quarta-feira) ocorreu a reunião de entrega de boletim escolar, aproveitando a oportunidade o professor Silvio Tomé fez uma breve fala apresentando-se aos presentes como o atual diretor da Escola e ressaltou a importância dos pais no acompanhamento à vida escolar.


REUNIÃO DE PAIS
Convidamos aos senhores Pais e ou Responsáveis para participarem da reunião de entrega dos boletins do 2º trimestre/2018

DIA: 03/10/2017 (quarta-feira)

Horários:

• Manhã: 7:30 às 9:00 horas - os alunos terão aula a partir da 3ª aula - às 9:10 horas.

• Tarde: 16:00 ás 17:30 horas - os alunos terão aula até às 15:40 horas.



CURSO DE FORMAÇÃO
Comunicamos aos pais e ou responsáveis que no dia 01/10/2018 (segunda-feira), não haverá aula.



Motivo: Curso de Formação para os funcionários e professores.


                                                                               A direção




UM ENSAR PEDAGÓGICO
                                            Um repensar pedagógico

Por Valdeth Van Dal – Professora Pós Graduada em Língua Portuguesa, Literaturas Afins e Educação Especial, titulada PDE/2014 





Trabalhar em educação com jovens do século XXI vem sendo um dos maiores desafios dos educadores, visto que, os avanços tecnológicos tiveram um grande avanço nas últimas décadas, porém, a escola pública, apesar dos avanços teóricos metodológicos, não tem conseguido acompanhar tal rapidez quer pela falta de investimentos públicos quer por tantos outros fatores que não iremos elencar, neste momento.

No entanto, alguns questionamentos sempre devem tomar parte do nosso “Repensar Pedagógico”, ENQUANTO PROFESSOR COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR AS DISCREPÂNCIAS ENTRE OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E O PROCESSO EDUCATIVO? COMO DE FATO TORNAR MEU EDUCANDO SUJEITO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM? A ESCOLA PODE SER ATRATIVA?

Repensar o próprio fazer pedagógico não é uma tarefa fácil, é muitas vezes romper com paradigmas tradicionalmente constituídos, é fazer uma própria reflexão da sua própria formação acadêmica e, internalizar que é possível , e aqui vamos retratar do fazer pedagógico da disciplina de Língua Portuguesa, aliar o ensino da norma culta aplicada no cotidiano dos alunos e alunas para que estes se reconheçam como falantes da língua e, resgatar a grandiosidade e beleza da Língua Portuguesa Brasileira na sua diversidade e variações regionais, culturais, sociais e de grupos.

Partindo dos pressupostos acima, optamos por utilizar como ferramenta a Metodologia da Pesquisa e da Coaprendizagem, no qual o aluno, mediado, pelo professor é instigado a pesquisar e trabalhar em equipe, bem como utilizar as novas tecnologias, no caso aqui a produção de um podcast, uma vez que o mesmo por oportunizar a oralidade e o uso de equipamentos simples como um celular iria contribuir para suprir as deficiências tecnológicas de nosso colégio.

Após fazermos o estudo, em sala de aula, de alguns artigos científicos, sobre tema/assunto, estrutura do texto, a objetividade do texto, a credibilidade textual que o texto requer e, se ocorre através da pesquisa de dados e bibliografias, das relações intertextuais, da própria relação entre o leitor e escritor/ ou seja a intencionalidade textual e refletirmos sobre o uso da língua padrão, instigamos os alunos a primeiramente, escreverem seus primeiros artigos, em sala de aula, tendo como temas/assuntos partindo de problemas sociais evidenciados dentro de sua comunidade.

Em seguida, foi mediado o ensino do gênero podcast, sua estrutura, os elementos constituintes do mesmo e, ao final os alunos e alunas foram desafiados a produzirem seus próprios podcast, embasados nas pesquisas e textos / artigos produzidos por eles.

O resultado? Bom este vocês poderão analisar se de fato o nosso “Repensar Pedagógico” atingiu os objetivos esperados, que era tornar os alunos sujeitos do processo educativo utilizando para tanto as novas tecnologias e a Metodologia da Pesquisa e da Coaprendizagem.


*segue vídeos e áudios produzidos pelos alunos ...




Alimentação Saudável





Violência contra a mulher





Saúde Pública -





Políticas Públicas-





Obesidade Infantil -





 
SEMANA DA PÁTRIA
O Dia da Independência do Brasil é celebrado em 07 de setembro, dado que foi nesse dia em que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro tornou o país independente.

O Hino Nacional Brasileiro é um símbolo da pátria, representa o povo e a valorização do país, a letra é de Joaquim Osório Duque Estrada e a música de Francisco Manoel da Silva. Cantar o hino nacional brasileiro é um exercício de cidadania na escola e buscando o resgate cultural, os profissionais da educação e alunos se reuniram nesta semana para cantar o Hino Nacional Brasileiro.   
























 
NOVA DIREÇÃO
No dia 28/08/2018, reuniram-se os membros do Conselho Escolar (titulares e substitutos) do Colégio Estadual Leonel Franca para fazer a indicação de nomes para assumir a direção do Colégio a partir desta data. O profissionais da Educação Lucio Roberto Campos Vicente, Silvio Alexandre dos Santos e Silvio Tomé da Silva, colocaram seus nomes a disposição, e foi referendado o nome do professor SILVIO TOMÉ DA SILVA, para assumir a Direção a partir desta data.


Conselho Escolar






~~~~.FESTA JULINHA.~~~
Tradicionalmente, os meses de junho e julho são de muitas festividades em todo o Brasil com as festas que acontecem em todos os cantos do país. Igrejas, praças, escolas são alguns palcos dessa celebração folclórica. Assim como em outros locais, a festa junina na escola é comemorada também com danças, músicas, comidas, brincadeiras, decorações e trajes típicos.

















Confraternização
Confraternização



REUNIÃO 1º Trimestre/2018 - ENTREGA BOLETIM
Convidamos os senhores Pais e ou Responsáveis para participarem da reunião de entrega dos boletins do 1º trimestre/2018

DIA: 14.06.2018 (quinta-feira)

Horários:

• Manhã: 7:30 às 9:00 horas - os alunos terão aula a partir da 3ª aula - às 9:10 horas.

• Tarde: 16:00 ás 17:30 horas - os alunos terão aula até às 15:40 horas.

                                     Equipe Pedagógica

PLANO ABANDONO - MARÇO/2018
                         PLANO DE ABANDONO BRIGADA ESCOLAR – DEFESA CIVIL NA ESCOLA.

PLANO DE ABANDONO - São procedimentos realizado na escola, de forma geral é uma ação de desocupação do prédio, que tem por objetivo minimizar e prevenir o máximo possível a ocorrência de acidentes que possam provocar danos pessoais. O Colégio possui uma equipe permanente, aprovada pelo Conselho Escolar, que efetuara o Plano de Abandono e em situações reais estarem agindo, com intuito de preservar a vida, a equipe deve realizar reuniões para estarem em conjunto traçando as ações e prevendo riscos.

COMPOSIÇÃO DA BRIGADA, E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES.

O Chefe da Equipe é o Diretor e ou Professor(a) e sua função é acionar o Plano de Abandono, ou seja, (Plano de Evacuação), se necessário e mantém um organograma com os responsáveis por cada função.

Telefonista/Secretaria da escola - Funcionária designada para realizar os devidos contatos com os serviços de Emergência – 193 -- logo após soar o alarme e relata o ocorrido.

       -RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS:

- Agente1/Aux. Serviços Gerais – Função - Funcionária/o com conhecimento e acesso a chaves de portões e entradas por onde o socorro possa adentrar, e responsável por providências orientadas pelo socorro como: corte de água, luz, gás, etc..

Função: -Funcionária designada, para posicionar NO INICIO de cada corredor do Colégio, dando o sinal ao MONITOR (aluno líder da sala) mais próximo para que inicie a evacuação em direção ao PONTO DE ENCONTRO.

Responsável pela portaria – Agente1 – Funcionário(a) responsável pela portaria, onde só permitirá a entrada das equipes de emergência e será responsável pela liberação do trânsito e acesso à edificação. Também é responsável pelo impedimento da saída de alunos (as) e entrada de estranhos sem as devidas autorizações, evitando tumultos.

Monitor- (Líder de Classe) - Aluno(a) de cada turma, responsável por conduzir a turma, ao ponto de encontro, sempre seguindo pelo lado direito da rota de fuga e posicionando-se em fila indiana, ao atingir o local determinado do ponto de encontro.

Em caso da existência de Portador de Necessidades Especiais, nomeia-se dois (duas) alunos (as) para acompanhá-lo durante todo o trajeto.

Rota de Fuga - Trajeto a ser percorrido em fila indiana, das salas da escola até o ponto de encontro que é a quadra.- Devidamente direcionado pelo responsável pelo corredor e conduzida pelos monitores que são os líderes de sala/turma, seguindo, no fim da fila formada por cada turma, o professor da classe – que é o responsável por conferir se todos alunos estão na fila e traçar um risco diagonal na porta, indicando que a referida sala está livre, ou seja, todos saíram.

O/a professor/a também é responsável por instruir os (as) alunos (as) quanto às especificidades do deslocamento, a saber:

•Condução ao ponto de encontro pelo monitor de cada turma com passos rápido, porém sem correr;

•Fila única, impedindo duplicidade;

•Filas pelo lado direito da rota de fuga, liberando o lado esquerdo para as equipes de emergência;

•Alunos (as) com os braços cruzado em x, em frente ao peito, para evitar acidentes;

•Fileiras paralelas, ao chegar ao ponto de encontro, enquanto aguarda a conferencia feita pelo professor/a;

•Após a saída do (a) último aluno (a) da sala, o (a) professor/a verifica se não ficou ninguém na sala, e faz um risco em diagonal, com giz, na porta.

Ponto de Encontro é o local pré-determinado onde os/as alunos/as deverão permanecer em fila indiana, e devidamente conferidos pelo professor/as ao qual, após conferência, repassa possíveis ausências para o diretor da escola, que repassa ao serviço de resgate.

Responsável pelo ponto de encontro - Organiza a chegada das filas indianas, devidamente divididas pelas turmas. 







LISTA DE MATERIAL
LISTA DE MATERIAL 2018 para todos os alunos.

-02 cadernos universitário com 10 matérias (reservar 2 partes para cada disciplina) ou cadernos individuais (preferência caderno não picotado);

-régua 30 cm,

-cola,

-tesoura sem ponta,

-lápis,

-caneta,

-borracha,

 -apontador;

-01 caixa de lápis de cor;

-01 dicionário inglês/português-português/inglês;

-200 folhas de papel sulfite (será recolhido no primeiro dia de aula);

-50 folhas de papel almaço (será recolhido no primeiro dia de aula);

-1 caderno grande de desenho para disciplina de Artes (6º ano e 1ª série do E. Médio).

Observações:

.Algumas disciplinas poderão solicitar material exclusivo no início das aulas, por exemplo: Artes;

.É proibido o uso de fichário, corretivos (errorex), estilete ou outros objetos não solicitados;

.É obrigatório o uso do uniforme desde o primeiro dia de aula.
CRONOGRAMA DE MATÍCULAS


REUNIÃO ENTREGA BOLETINS
Convidamos os senhores Pais e ou Responsáveis para participarem da reunião de entrega dos boletins do 2º trimestre/2017

DIA: 04/10/2017 (quarta-feira)

Horários:

             • Manhã: 7:30 às 9:00 horas - os alunos terão aula a partir da 3ª aula - às 9:10 horas.

             • Tarde: 16:00 ás 17:30 horas - os alunos terão aula até às 15:40 horas.
}}}.BRIGADA ESCOLAR.{{{
O PLANO ABANDONO ESCOLAR é uma ação ordenada de desocupação do prédio,

que tem por objetivo minimizar e prevenir o máximo possível a ocorrência de acidentes

 que possam provocar danos pessoais.   









JOGOS ESCOLARES DO PARANA - FASE FINAL







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